Ford apresenta Focus 1.6 16v Sigma nas versões GL e GLX a partir de R$ 49.900

18 12 2009

Após divulgar as primeiras informações do propulsor Sigma 1.6 16v Flex e das novas versões do Focus, a Ford apresentou oficialmente nesta sexta-feira (18) as novidades para o médio. O modelo entra – atrasado, vale ressaltar – na era bicombustível com um propulsor inteiramente novo com 115 cv e em duas novas opções de acabamento, GL e GLX, que custam a partir de R$ 49.990.

O Focus tem a missão de estrear mundialmente a nova família de motores da Ford, desenvolvida e fabricada na planta da marca em Taubaté (SP) em parceria com a Yamaha. Demandando R$ 600 milhões de investimento, o novo bloco foi batizado de Sigma e traz uma série de avanços em relação a família Zetec, a começar pela construção parcialmente em alumínio. Outra novidade é o cabeçote com 16v, em substituição às 8v convencionais do antigo motor.

Abastecido com gasolina, o Sigma 1.6l 16v desenvolve 109,3 cavalos de potência e 15,4 kgfm de torque. Com álcool no tanque, o motor rende 115,6 cavalos a 6.250 rpm e 16,3 kgfm de torque a 4.250 rpm. Apesar dos elevados números de rotação, 80% da força do motor, segundo a assessoria da Ford, está disponível na faixa das 1.500 rpm. Além do novo motor, o Focus sofreu outras modificação mecânica: o câmbio teve as 4ª e 5ª marchas alongadas e a direção passa a ser hidráulica (no lugar da elétrica).

Na parte estética, o Focus 1.6 não traz nenhuma mudança em relação ao modelo 2.0 Duratec, que deve receber a tecnologia bicombustível nos próximos meses – o motor está pronto, mas a Ford faz mistério sobre o seu lançamento. Externamente, a única diferença é o adesivo “flex” colado no vidro traseiro. Por dentro, o sistema de som ganhou desenho mais simples e as maçanetas das portas perderam o acabamento cromado.

Outra grande novidade do Focus 1.6 está nas versões. Mais especificamente, nas duas novas versões: a de entrada GL e a intermediária GLX para – para o sedan estará disponível somente a GLX. Com preços partindo dos R$ 49.900 para o hatch GL, a montadora da oval azul mira nas versões mais em conta de Fiat Stilo, Chevrolet Astra e VW Golf para ganhar mais espaço no segmento.

Na versão GL, a mais barata de linha, o hatch virá equipado airbag duplo, ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, rodas de liga leve de 16″ e aparelho de som. Freios ABS não são oferecidos nem como opcional. Já a opção GLX parte dos R$ 51.400 e adiciona vidros traseiros com comandos elétricos e retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria. Equipada com freios antitravamento (opcionais) a mesma configuração sai por R$ 52.400.

A única diferença em relação ao modelo 2.0 está no adesivo "flex" colado no vidro

Ficha técnica – Ford Focus 1.6 16v Sigma flex:

Tabela de preços:

Focus hatch GL 1.6 flex: R$ 49.900
Focus hatch GLX 1.6 flex: R$ 51.400
Focus hatch GLX 1.6 flex (com ABS): R$ 52.400
Focus sedan GLX 1.6 flex (com ABS): R$ 54.400

Por Fillipe Vivas


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3 responses

19 12 2009
augusto cesar

Fico impressionado como pessoas fazem comentários sem o mínimo conhecimento.Quando AUTOESPORTE testou preliminarmente o Novo focus 1.6 sigma, visitei os comentários e fiquei irritado com algumas críticas levianas e irrespoñsáveis de alguns.O carro ainda não tinha sido testado com rigor e muitos já foram metendo o pau no carro.Pessoal vamos deixar de sermos passionais.Passemos a ser justos .Criticar sim,porém com conhecimento de causa.Passados alguns dias e o que vemos: toda a imprensa especializada elogiando o novo focus 1.6.Unanimidade. Temos que dar a César o que é de César.O carro é excelente eponto final. Se a Ford ainda continua pisando na bola, não é porisso que que devemos detonar o carro.

25 01 2010
Dr Futuro dono Focus

Acho que o Novo Focus ficou fantástico tendo um otimo conjunto de itens de serie relacionados a segurança e conforto… no entanto pecou em alguns pontos que são lamentáveis como : nas versões GL e GLX não existe a opção de som com entrada USB e Bluetooh sendo que carros como KA e Ecosport que contam com o kit My Conection , outro erro é o piloto automático que fica cada vez mais necessário com o grande numero de radares espalhados por nossa vias, esse item só é disponivel na versão Guia junto com o controle de som no volante.. item que são de serie no C4 hatch ( deixando ele mais caro que os outro), mas a Ford como a grande empresa que é deveria dar essas opções para quem quiser pagar por elas sem ter que levar todo aquele pacote de itens do Guia e consequentemente seu preço muito elevado (comparado com New Civic , Corolla ). Ford dá Tempo ainda !!
O Carro acabou de chegar no mercado…

19 02 2010
Alvaro Oliveira

A primeira vista o carro agrada muito. Sou proprietário de um Fiesta Sedan 1.6 Flex com motor Zetec Rocam. Minha grande preocupação é quanto ao consumo, o que algumas publicações já noticiaram como exagerado. Será que com tanta engenharia neste novo motor não haveria condição de se baixar os índices de consumo?

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