Segundo levantamentos da empresa britânica Parker’s Car Price Guide revelados no início desta semana, o luxuosíssimo Maybach 62 é o carro que mais sofre com a desvalorização no Reino Unido. Mas se você acha que o luxuoso sedan alemão, vendido a R$ 1.000.000 em valores convertidos, está sozinho nessa, se engana. Além dele, há muitos outros modelos. E todos de alto padrão.
No primeiro ano de compra, o proprietário de um Maybach 62 perde nada menos que 128.889 libras esterlinas, equivalente a R$ 429 mil. É o mesmo que “perder” um carro popular relativamente completo a cada mês – são R$ 35.750 a cada trinta dias de uso. Em seguida vem outro Maybach, desta vez a versão encurtada 57. Sua depreciação é menor que os 39% do irmão 62, mas ainda assim não fica atrás. Nos 12 meses iniciais após a compra, o dono do modelo tem um prejuízo de “apenas” R$ 385.000. Confira abaixo a lista completa.
Maior depreciação:
- Maybach 62 (a partir de 2003): 128.899 £
- Maybach 57 (a partir de 2003): 116.423 £
- Rolls-Royce Phantom (a partir de 2003): 78.418 £
- Bentley Arnage (a partir de 1998): 63.247 £
- Ferrari 612 (a partir de 2004): 60.429 £
- Mercedes-Benz SL AMG (a partir de 2002): 57.580 £
- Aston Martin DBS (a partir de 2008): 50.998 £
- Daimler Super Eight (07-): 47.867 £
- Bentley Continental GT Coupe: 43.027 £
- Aston Martin DB9 (a partir de 2004): 40.244 £
Menor depreciação:
- Toyota Aygo (a partir de 2005): 1.515 £
- Citroen C1 (a partir de 2005): 1.865 £
- Fiat 500 1.907 £
- Smart Fortwo Coupe (a partir de 2007): 1.936 £
- Peugeot 107 (a partir de 2005): 2.110 £
- Kia Picanto (a partir de 2004): 2.245 £
- MINI Hatchback (a partir de 2006): 2.300 £
- Mitsubishi i (a partir de 2007): 2.358 £
- Perodua Kelisa (a partir de 2002): 2.378 £
- Perodua Myvi (a partir de 2006): 2.491 £
Por Fillipe Vivas
não entendi, o que é depreciação?