Volkswagen lança Polo E-Flex, sem tanque de partida a frio

4 03 2009

A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (5) o Polo E-Flex, que utiliza um dispositivo inédito no Brasil. Desenvolvido pela Bosch, o sistema Flex Start dispensa o uso do tanque de partida a frio, mesmo abastecido com álcool.

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O sistema aquece o combustível através de correntes elétricas durante o processo de partida por câmaras próximas aos bicos injetores, e funciona em temperaturas de até -5ºC. Nesta temperatura, o tempo necessário para o aquecimento do álcool é de 14 segundos, o qual é reduzido para 2 segundos com a temperatura ambiente a 14ºC. O combustível pode chegar à temperatura de 120ºC, o que torna a sua queima mais eficiente e, conseqüentemente, reduz o consumo.

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A eletricidade é gerada através de resistências compostas por materiais que dispõem de PTC (Positive Temperature Coeficient, ou seja, Coeficiente Positivo de Temperatura), que aumentam a vida útil do sistema para, no mínimo, 10 anos. O sistema Flex Start possui dispositivos inteligentes como o ECU (Electronic Control Unit, que controla a injeção do automóvel) e o HCU (Heat Control Unit, que monitora a temperatura ideal para uma partida com sucesso).

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Para dar a partida, o motorista deve, primeiramente, virar a chave na ignição e aguardar o desaparecimento de um sinal no painel que indica que o combustível já foi injetado. Então, é necessário pisar no pedal da embreagem e pronto: o carro está pronto para acelerar.

O propulsor utilizado no Polo E-Flex é o 1.6 VHT, que rende até 104 cv e está presente na versão básica do hatch. Itens como ar-condicionado digital Climatronic, computador de bordo I-System, sensor de estacionamento, direção hidráulica e vidros e retrovisores elétricos são de série. A única cor disponível para esta versão é o Preto Magic e o preço do modelo é de R$ 47.490.

Por Pedro H. Kotowicz


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4 responses

4 03 2009
Thiago Bastos

Sensacional! Tanquinho de partida a frio é uma solução do século passado, além de desalinhado com questões ambientais. A proposta da Bosch e da VW não é apenas uma solução para o conforto do usuário, mas também uma mão-na-roda para as montadoras atenderem novas legislações de emissões. Parabéns!

4 03 2009
Leticia Romeiro

Muito legal !
Um pena que nem todos os carros contam com a mesma inovação.

5 03 2009
Paulo Kuster

Um bom exemplo para a Honda e suas ridículas aberturas nos pára-lamas, para acesso ao tanquinho de gasolina – que enfeiam Civic e Fit. Se antes não eram necessárias, imaginem agora. Aproveitando: espero que a VW pense em fabricar no Brasil o recém lançado novo Polo na Alemanha. Mudar apenas faróis e lanternas traseiras na versão atual, como ela fez com o Golf 4,25 (um carro de 1998) não vale ! Além de ser um grande desrespeito ao consumidor brasileiro…

11 03 2009
EDUARDO MAZIERO

Olá pessoal,
Encontrei um hot site muito interessante, que explica em detalhes como funciona o sistema lançado no VW Polo E-Flex pela Bosch, inclusive com um vídeo explicativo:

http://www.flexstart.com.br/index.html

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