Vídeos: Divulgados primeiros resultados de crash tests em veículos nacionais

18 10 2010

O mercado latino-americano deu um grande avaço nesta segunda-feira (18) quando foram divulgados os primeiros resultados dos testes de colisão realizados pela Latin NCAP, instituição que possui representantes em diversas regiões do mundo e é especializada em avaliar a segurança de veículos. Passaram pelos testes seis veículos:  Chevrolet Meriva, Fiat Palio, Peugeot 207, Volkswagen Gol, Toyota Corolla e Geely CK1, sendo que os modelos da Fiat, Peugeot e VW foram testados em unidades com e sem airbags. E o resultado? Um tanto decepcionante.

O teste da Latin NCAP consistiu numa colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro veículo. A colisão só envolveu 40% do obstáculo, como se o motorista estivesse tentando desviar. No banco da frente estavam dois bonecos adultos e no traseiro outros dois que simulavam uma criança de 18 meses e outra de 3 anos de idade, ambas em cadeirinhas. A eficiência da segurança dos modelos foi avaliada numa escala de zero a cinco estrelas, onde quanto mais estrelas mais seguro é o veículo.

O Toyota Corolla foi o veículo melhor avaliado, com 4 estrelas para passageiros adultos. Apesar disso, o sedã médio decepcionou na avaliação para a segurança das crianças, a cabeça do manequim da criança de 3 anos encostou no banco do motorista, ganhando uma estrela. A Chevrolet Meriva, equipada com airbags, conquistou 3 estrelas para passageiros adultos e também somente uma para crianças.

Tratando agora dos modelos que ocupam a listas dos mais vendidos no país, o Fiat Palio, Peugeot 207 e VW Gol sem airbag tiveram um desempenho bem insatisfatório, sendo avaliados com uma estrela cada. A instituição destaca que a baixa pontuação para os três modelos se deve pelo alto risco de ferimentos fatais na cabeça do motorista oferecido pelo volante.

Comunicadas, ambas as montadoras pediram para que o teste fosse refeito com unidades equipadas com airbags. Nessa nova situação, Palio e Gol conquistaram 3 estrelas, enquanto o 207 alcançou somente duas. Os três compactos receberam duas estrelas quando se considera a segurança das crianças.

Por fim, a avaliação do Geely CK1 aumentou ainda mais a questão sobre a qualidade dos veículos chineses. Sem contar com airbags, o sedã, ainda não comercializado no Brasil, não conquistou nenhuma estrela na avaliação para a segurança de adultos, apresentando risco elevado na maioria das regiões do corpo em uma colisão, com uma carroceria que “não foi capaz de resistir a qualquer carga adicional”, afirma a instituição. Para crianças o Geely obteve duas estrelas.

No Brasil a Latin NCAP é representada pela PRO TESTE, uma associação de defesa do consumidor que avalia e testa produtos vendidos no país. Em nota, a associação afirmou esperar que o teste possua apoio das autoridades, para que a segurança dos veículos nacionais melhores. Mais detalhes sobre os testes realizados podem ser conferidos no site da instituição, clicando aqui.

Confira a seguir a lista final da avaliação realizada pela Latin NCAP (adulto/criança):

Geely CK1 1.3 (s/ airbag) – 0/2
Fiat Palio ELX 1.4 (s/ airbag) – 1/2
Fiat Palio ELX 1.4 (c/ airbag) – 3/2
VW Gol Trend 1.6 (s/ airbag) – 1/2
VW Gol Trend 1.6 (c/ airbag) – 3/2
Peugeot 207 Compact 1.4 (s/ airbag) – 1/2
Peugeot 207 Compact 1.4 (c/ airbag) – 2/2
Chevrolet Meriva GL Plus (c/ airbag) – 3/2
Toyota Corolla XEI (c/airbag) – 4/1

Por Carlos Eduardo Tobias


Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: