Fiat apresenta Idea 2011 com visual repaginado, novos motores e versão Sporting

29 07 2010

Dando continuidade à onda de lançamentos das últimas semanas, a Fiat apresentou nesta quinta-feira (29) a tão aguardada reestilização do monovolume Idea. Como principal novidade, o modelo traz um visual repaginado com alterações que se concentram principalmente na parte dianteira – traseira, lateral e interior também trouxeram novidades. Além do estilo, a linha 2011 do Idea ainda conta com os novos motores e.TorQ 1.6 16v e 1.8 16v e a estreia da versão Sporting.

Lançada no Brasil em meados de 2005, o primeiro monovolume da Fiat necessitava de uma boa atualização no visual tanto para se manter agradável ao público quanto para tentar reassumir a liderança do segmento, abalada pela chegada de novos representantes. A Fiat não tardou de dar uma resposta e agora apresenta a primeira reestilização do Idea, que na Europa segue com o mesmo visual de antes – boa notícia para aqueles que criticam a defasagem do Brasil em relação ao velho continente.

Vamos começar pela parte estética. Aquela carinha de carro comportado e sem graça do antigo modelo deu lugar a um conjunto muito mais agressivo e com aspecto mais jovial. Na dianteira, a inspiração veio dos hatches Punto e Bravo com a adoção de faróis de dupla parábola que invadem o capô e se estendem pelas laterais. Um vinco na extremidade da peça dá o toque especial de identidade.

O conjunto óptico é dividido pela grade que representa a atual identidade visual da marca, ao passo que o para-choque exibe amplas e recortadas tomadas de ar. Passando para as laterais, novidades nas maçanetas, agora as mesmas da família Palio, e nos retrovisores, que ganharam desenho semelhante ao do compacto Punto. Em todas as versões há novas calotas e rodas de liga-leve. Por fim, novidades visuais também na traseira.

A Fiat inova mais uma vez no mercado ao adotar no Idea 2011 lanternas com lâmpadas de LEDs, as primeiras que equipam um modelo produzido no Brasil. O desenho é moderno e o revestimento da lente é translúcido, embora em algumas versões venha com máscara negra. Outra alteração na parte traseira do monovolume está na descida do suporte da placa para o para-choque, deixando um vazio na tampa do porta-malas.

No interior, poucas alterações. A maior dela está no volante com desenho exclusivo, mas há novidades também no grafismo do quadro de instrumentos e na padronagem dos tecidos dos bancos. Já sob o capô nota-se outra grande evolução na linha 2011 do Idea. Seguindo o passo dos demais modelos da linha Fiat, a minivan substituiu o antiquado propulsor 1.8 Powertrain de origem GM pelos modernos motores e.TorQ 1.6 16v e 1.8 16v produzidos na fábrica de Campo Largo (PR).

Mas calma. Apenas um desses motores estará disponível para as versões ‘convencionais’ do Idea. É que a Fiat traz como outra novidade o lançamento da versão Sporting, dotada de visual esportivo – composto por rodas de liga leve exclusivas de 16″ e todos os aparatos já presentes nos outros modelos da série, como kit aerodinâmico e detalhes em vermelho no interior – e o exclusivo motor 1.8 16v de 132 cavalos de potência. Exclusivo não, já que o bloco também estará disponível na versão Adventure Locker.

Por falar na versão aventureira, esta também passou por boas alterações na linha 2011. Taxada como desproporcional por alguns, o visual do modelo ganhou dose extra de agressividade com os novos para-choqus e apliques plásticos com linhas mais retilíneas nas caixas de rodas. As rodas receberam novo desenho e um formato assimétrico. Na traseira, o suporte do espete também mudou. Por dentro, sem muitas alterações.

Ah, outra novidade: há duas novas opções de cores no catálogo, Verde Lit e Vermelho Oppulence, totalizando quatro tonalidades de vermelho na gama (Alpini, sólido; Magma, quase vinho e Modena, exclusivo da Sporting). Terminando a lista de versões, temos as convencionais Attractive 1.4 e a nova Essence 1.6 16v. Todos os modelos, com exceção do Attractive 1.4, podem ser equipados opcionalmente com a transmissão robotizada Dualogic.  Os preços partem dos R$ 43.460 e vão até R$ 62.990 conforme esquema a seguir:

  • Fiat Idea Attractive 1.4 – R$ 43.590
  • Fiat Idea Essence 1.6 16V – R$ 45.610
  • Fiat Idea Essence 1.6 16V Dualogic – R$  47.720
  • Fiat Idea Sporting 1.8 16V – R$ 54.280
  • Fiat Idea Sporting 1.8 16V Dualogic – R$ 56.390
  • Fiat Idea Adventure 1.8 16V – R$ 56.900
  • Fiat Idea Adventure 1.8 16V Dualogic – R$ 59.010
  • Compare os preços com a antiga versão do Idea (modelo 2010):

    ELX 1.4 – R$ 42.850
    ELX 1.8 – R$ 44.450
    HLX 1.8 – R$ 51.190
    Adventure 1.8 – R$ 56.900
    Adventure 1.8 Dualogic – R$ 59.010

    Os motores e.TorQ:

    O motor E.torQ 1.6 16V que equipa as versões Essence produz 115 cv de potência rodando somente com gasolina, e 117 cv com etanol. Seu torque máximo – 16,2 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol – é atingido a 4.500 rpm. Já o 1.8 16V Flex tem potência de 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol. O torque máximo, 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), é atingido a 4.500 rpm.

    Por Fillipe Vivas

    Anúncios

    Ações

    Information

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s




    %d blogueiros gostam disto: