Fiat apresenta nova geração do Uno com preços a partir de R$ 25.550

5 05 2010

Depois de muitos anos de trabalho e pesquisa, a Fiat do Brasil está apresentado de forma oficial a nova geração de um dos modelos de maior sucesso em sua história: o Uno. Em cerimônia realizada na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, a montadora italiana mostrou o novo modelo para mais de 300 jornalistas de toda a América Latina. Carregando de seu antecessor somente o nome, o novo Uno inaugura uma nova fase para o marca de Turim e traz consigo um novo conceito de plataforma. Disponível em três versões de acabamento – Vivace, Way e Attractive – e duas de motorização, o modelo tem o design com um de seus fortes.

Design

O design do novo Uno foi a grande aposta da Fiat. Segundo ela, os centros de estilo da América Latina e da Itália foram os grandes responsáveis pelas linhas do compacto. Ouvindos clientes e se inspirando no primeiro Uno, os designers criaram um modelo com o gosto do consumidor. O resultado, segundo a marca, foi o estilo “Round Square” – quadrado arredondado, numa tradução livre – que norteou todo o desenvolvimento do novo carro. No geral a Fiat quis dizer que o tal estilo traz as linhas quadradas do antigo Uno junto com as curvas que representam a tendência contemporânea.

Na dianteira, a principal ousadia são os três quadrados dispostos na grade entre o farol esquerdo e o logotipo da marca. O para-choque segue a linguagem de desenho da marca, já vista no Grande Punto, e é caracterizado por uma “boca” dividida por uma barra horizontal onde é posicionada a placa de identificação e duas entradas de ar. Os faróis são arredondados com um pequena saliência nas extremidades, onde estão posicionadas as setas indicadoras de direção. Nas versões Vivace, de entrada, Way, a top, para-choque e grade não recebem pintura.

A lateral se destaca pelas salientes caixas de rodas, maçanetas características e detalhes em baixo relevo na base das portas. A janelas são amplas e garantem boa visibilidade. A traseira chama a atenção pelas lanternas pequenas e verticais na altura do vidro traseiro, para-choque que se une às caixas de rodas e aplique plástico onde se situam as luzes de neblina. No geral a traseira é quase reta, com destaque para a tampa do porta-malas com leves contornos e que lembra a do Punto.

No interior o modelo transmite bastante arrojo, com painel inspirado no pequeno Cinquecento. O quadro de instrumentos é pequeno como no do 500, com velocímetro e conta-giros em forma de meia-lua. No geral os detalhes apresentam formas arredondadas, com destaque para o painel personalizável que proporciona a escolha de várias estampas. Os tecidos dos bancos também possuem desenho inusitado, mas o painel das portas é puramente composto por plásticos.

Motores

A Fiat tratou de retrabalhar sua gama de motores para equipar o novo Uno. Agora os blocos 1.0l e 1.4l carregam o sobrenome EVO e têm números de torque e potência maiores. O primeiro, que passa a se chamar Fire 1.0 EVO, recebeu melhorias como bielas mais longas, pistões mais leves, novo coletor de admissão entre outros. O resultado é uma potência de 73/75 cavalos e um torque de 9,5/9,9 kgfm com gasolina e álcool, respectivamente. Segundo dados de fábrica os números de consumo são de 15,6 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (álcool) na cidade e 20,1 km/l (gasolina) e 12,9 km/l (álcool) na estrada.

O segundo propulsor é o Fire 1.4 EVO, que ganhou variador de fase contínua capaz de reduzir o consumo em até 5%, nova câmara de combustão, dentre outros. De acordo com a Fiat, a potência é de 85/88 cavalos e o torque é de 12,4/12,5 kgfm. Neste caso, os dados de consumo são de 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool) no uso urbano e 19,4 km/l (gasolina) e 12,8 km/l (álcool) no percurso rodoviário. O foco de ambos, conforme explica a marca, “é redução de consumo e melhor aproveitamento energético, com menor emissão de poluentes e ruído”.

Versões

Falemos agoras das versões do novo Uno, descobertas em primeira mão  pelo Pit Stop, vale a pena lembrar. No total serão quatro: a Vivace 1.0, a Way 1.0, a Attracitve 1.4 e a Way 1.4. A primeira (pronuncia-se Vivatchê) custará R$ 25.550 e R$ 27.350 nas versões de duas portas (que só chega dentro de 45 dias) e quatro. Terá para-choque e grade sem pintura e lista de equipamentos de série extremamente básica. Quase tudo será opcional, desde direção hidráulica, conjunto elétrico e ar-condicionado até duplo airbag e freios ABS. De série terá econômetro e luz indicadora de manutenção.

Em seguida temos a Way 1.0. Esta traz todo traje aventureiro, mas traz a mesma falta de equipamentos da Vivace. Custa entre R$ 26.690 e R$ 28.490 nas versões de 3 e 5 portas e traz tudo como opcional, inclusive rodas de liga-leve. De série há rack longitudinal no teto, conta-giros, suspensão elevada e os demais apretrechos off road como faróis como máscara negra, lanternas fumê, caixas de rodas sem pintura, barra lateral, e revestimentos dos bancos com a inscrição “Way”.

A Attractive 1.4 vem mais completa. Já vem equipada com conta-giros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos + porta-objetos), volante com regulagem de altura, revestimento preto das colunas das portas, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, apoia-pé e frisos laterais nas portas. Novamente conjunto elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica e demais itens são opcionais. Os preços são de R$ 29.280 e R$ 31.080.

A Way 1.4 é a topo de linha. Oferece de série os mesmos itens da Attractive mais pneus de uso misto e o visual lameiro. A lista de opcionais desta versão também é idêntica à da versão Attractive. Neste caso, os preços são de R$ 30.070 e R$ 31.870.

Personalização

Outro destaque do lançamento da montadora italiana é a possibilidade infinita de personalização. O dono do Uno pode escolher entre uma grande variedade de adesivos, badges e apliques. Eles podem ser aplicados em várias partes do carro: portas, coluna posterior, teto, para-choques, para-lamas, espelhos retrovisores externos, maçanetas, pomo do câmbio, freio de mão e molduras do painel. Todas essas possibilidades serão oferecidas através de kits.

Para cada versão a Fiat destinou um pacote. Para a Vivace serão oferecidos os kits Square, que incrementará o visual externo do carro e Smile, que focará no interior. Os kits Jeans e Sunny chegam para a versão Attractive. O primeiro novamente personaliza a parte externa do carro, enquanto o segundo fica encarregado de enfeitar o habitáculo. Por fim, para a Way serão oferecidos os pacotes Tribal e Steel. Além disso, o Uno poderá ser personalizado nas concessionárias, que oferecerão os kits WWW, focado em temas da Internet, Arabesco, relacionado à natureza, e Podium, inspirado em carros de corrida.

Mercado

Inicialmente o novo Uno só estará disponível nas versões de 5 portas, sendo que a variante dotada de apenas 3p chega em cerca de 45 dias. Como já sabemos, o modelo antigo e o novo irão conviver junto até aproxiamadamente 2014. Fala-se muito sobre uma canobalização dentro da família, composta pelo Palio Fire e pelo próprio Palio. A Fiat então reduziu os preços do velho Uno e do Palio Fire me R$ 600, já com a ciência de que o novo modelo roubará vendas dos dois. A expectativa é vender 10 mil unidades por mês sem prejudar tanto os outros modelos.

Confira os preços de todas as versões do Novo Uno:

Vivace 1.0 (duas portas): R$ 25.550
Vivace 1.0 (quatro portas): R$ 27.450
Attractive 1.4 (duas portas): R$ 29.280
Attractive 1.4 (quatro portas): R$ 31.080
Way 1.0 (duas portas): R$ 26.690
Way 1.0 (quatro portas): R$ 28.490
Way 1.4 (duas portas):
R$ 30.070
Way 1.4 (quatro portas):
R$ 31.870

Por Dyogo Fagundes

Anúncios

Ações

Information

7 responses

8 05 2010
maike

ola amigo vcs são uma merda site de vcs e uma porcaria que nen o novo uno chupa meu pau fode teu cú

8 05 2010
maike

ola amigo gostei munto do fiat uno mais foceis erar porqu eu trbalho em betim na fiat e no fiat uno não vein airbag

9 05 2010
Junior Faria

Muito boa a matéria da galera do PITSTOP
Esse novo Fiat Uno me parece ser um carro muito bem elaborado para seu seguimento!

Quanto ao leitor Maike, eu duvido muito que ele trabalhe na Fiat, pois para trabalhar na Fiat tem que ser alfabetizado, coisa que eu acho que falta para nosso amigo ai que mau sabe escrever um texto.

Obrigado!

21 05 2010
felipe

muito linda que pena que nao mostra o porta malas?

2 05 2011
lucia

bom e um carro lindo eu gostei , comprei tou amando o carro, quanto ao maike gostaria que ele pensase primeiro antes de escrever ,, esses tipo de palavaras , que ta faltando pra ele e grana nao que o carro e ruim

atençao maik leia com atençao

2 05 2011
anabel

o carro e uma maraviha , eu comprei, meu pai compreu uso todos os dia e uma carro bom confortavel , so falta falta o maik ter respeito com o palavriado que ele usou

17 03 2013
claudia

gostaria de saber se a way 1.4 2013, também faz muito barulho e quando chega acima de 100km/h o motor ainda berra demais, ou se já cuidaram disso. aguardo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: