São Paulo e Renault-Nissan fazem acordo para estudo do uso de elétricos na cidade

13 04 2010

A Prefeitura de São Paulo e a Aliança Renault-Nissan anunciaram hoje (13) uma inédita parceria para estudar a utilização de veículos elétricos no trânsito da capital paulista. O objetivo da parceria é identificar as oportunidades e os investimentos necessários para permitir o uso dos modelos alimentados por baterias na cidade. São Paulo possui a maior frota do país, são 6,2 milhões de carros nas ruas. Assim, o interesse da Prefeitura em reduzir as emissões de gases poluentes, é claro.

A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura, contando com a presença do prefeito Gilberto Kassab e do CEO do grupo automotivo, Carlos Goshn. “A Renault-Nissan tem buscado parcerias com governos e instituições no intuito de encorajar a adoção de veículos 100% elétricos”. Não é de hoje que Goshn assume ser preciso incentivos governamentais para que a comercialização de veículos elétricos se torne viável em relação aos modelos à combustão, já que o custo das baterias e a autonomia dos veículos ainda deixa a desejar. O grupo afirma que parcerias semelhantes já foram feitas com mais de 50 países, prefeituras e organizações em todo o mundo.

Vale lembrar que a principal aposta do grupo na questão dos elétricos é o hatch Leaf, apresentado em agosto do ano passado e com previsão para o início das vendas no Japão até o final do ano. Parcerias com governos são uma forma de ampliar o mercado para o modelo, que já tem vendas confirmadas também para os Estados Unidos e Europa. Além do Leaf da Nissan, a Renault também tem apresentado nos últimos salões automotivos propostas de veículos elétricos.

O acordo firmado hoje estabelece a criação de um grupo de trabalho que estudará a viabilidade do projeto, como a implantação e manutenção de uma rede de recarga para os veículos. O prefeito Kassab deixou claro até mesmo a  intenção de tornar a frota da CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) elétrica. Vale então esperar os estudos de uma possível São Paulo mais verde.

Por Carlos Eduardo Tobias

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: