Híbridos: eles já estão entre nós

23 03 2010

Muito se especula na imprensa especializada sobre qual modelo inaugurará a tencologia de propulsão híbrida no Brasil. A Porsche promete o Cayenne Hybrid para o país desde o ano passado, mas somente agora o modelo foi apresentado – e na Europa. Na Argentina o Prius já está à venda, mas a filial local da Toyota ainda está adaptando o modelo por aqui. A Mercedes também está na disputa e já confirmou: o S400 BlueHYBRID chega este mês. Mas o fato é que nenhuma delas vai levar a coroa de pioneirismo: os híbridos já estão entre nós, conforme mostra este (e outros dois) flagra enviado por um leitor.

Na última semana um Lexus LS 600h L encontrava-se estacionado no terminal de embarque de passageiros do porto de Santos (SP). Atento aos detalhes, o colaborador Luiz Gustavo identificou o pequeno logotipo “Hybrid” no canto da porta traseira e logo registrou a cena.  Há fortes indícios de que se trate de uma unidade importada independentemente, mas existe a possibilidade da subsidiária de luxo da Toyota estar testando o modelo em solo tupiniquim (veja no penúltimo parágrafo). Por enquanto somente os sedans ES 350 e LS 460L, ambos a gasolina, estão à venda na única concessionária da Lexus país.

Sucesso de vendas desde seu lançamento oficial no Japão no fim de 2007, o LS 600h L (“h” de hybrid e “L” de large, versão mais comprida) é comercializado na Europa, América do Norte e até mesmo no Chile. Sob o capô, o luxuoso três-volumes traz um propulsor V8 5.0l dual VVT-i de 389 cavalos de potência. Desse total, cerca de 221 cv são gerados pelo bloco elétrico com tecnologia regenerativa. Isso se traduz em ótimo desempenho – 250 km/h de máxima e 0-100 km/h em 6,3 s – e, claramente, baixa emissão de poluentes aliada a um ‘bom’ consumo.

Segundo dados do fabricante, o híbrido emite 188 g de CO2 por km rodado. Um número elevado para o que estamos acostumados a analisar, porém surpreendente para um veículo da sua categoria. Rodando na estrada, a Lexus garante um consumo de até 12,5 km/l. Nada mal. Mas você acha que este LS 600h L é o primeiro híbrido circulandono Brasil? Não é não.

Na semana passada os sites Blogauto e Carplace flagraram Mercedes-Benz S400 BlueHYBRID e Toyota Prius, respectivamente, rodando livremente pelas ruas do país. Assim como o Lexus fotografado pelo Luiz, os híbridos acima também estavam com placas cinzas. Não bastasse tal coincidência em um curtíssimo espaço de tempo, os três carros foram curiosamente emplacados em São Bernardo do Campo e com as mesmas iniciais: EFY. E mais, o LS 600h L com a seqência 3430 e o Prius com a seguinte, 3431.

Pode se acostumar a se deparar, embora com não muita frequência, com modelos híbridos pelas ruas do Brasil. Eles já estão entre nós.

Flagrou algum modelo diferente, camuflado e/ou em testes e quer compartilhar a imagem? Então faça como o Luiz Gustavo: entre em contato conosco através do e-mail “blog.pitstop@gmail.com” e tenha seu flagra publicado aqui no Pit Stop Brasil.

Imagens exclusivas por Luiz Gustavo / Prius e S400 BlueHYBRID: Reprodução por Carplace e Blogauto
Por Fillipe Vivas

Anúncios

Ações

Information

2 responses

23 03 2010
Filipe Augustus

O Chevrolet Captiva Hybrid já deveria estar entre nós.
=D

23 03 2010
Milena

Esses carros são feinhinhos né?
beijoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: