Volkswagen comemora aniversário de 60 anos da Kombi

19 03 2010

A Volkswagen está comemorando nessa semana o aniversário de um dos modelos de maior sucesso de sua história. A mundialmente conhecida Kombi está completando 60 anos de produção mundial. Idealizado pelo holandês Ben Pon na década de 40 com o propósito de ser um veículo robusto e destinado especialmente ao transporte de cargas leves, o veterano furgão ganhou fama internacional por ser o veículo preferido dos hippies na década de 60. Tendo em seu currículo passagens por diversos filmes, até mesmo de desenho animado, a Kombi chegou ao Brasil em 1957 onde permance em produção até hoje.

Em seus 53 anos de Brasil, a Kombi acumula um total de 1.360.850 unidades vendidas (data de 1957 a fevereiro de 2010) e se mantêm no ranking dos modelos mais vendidos do mercado graças a empresas, frotistas e órgãos públicos, que buscam nesse tipo de veículo uma boa relação custo-benefício, durabilidade, facilidade de manutenção, simplicidade mecânica e economia. Mesmo com a acirrada concorrência, em especial de modelos de origem asiática, o veículo mais velho ainda em produção no Brasil registra um média mensal de 2 mil exemplares comercializados.

E para comemorar o aniversário de um de seus mais famoso modelos – perdendo apenas para o Fusca -, a Volkswagen está lançando a promoção “Kombi 60 anos”. Os interessados deverão acessar um hotsite exclusivo – www.vw.com.br/kombi60anos – até o dia 15 de abril, ler o regulamento, efetuar o cadastro e contar um episódio da sua vida cujo tema é “Uma história que vivi com a Kombi”. O autor da melhor história levará para casa uma Kombi zero km. Os segundo e terceiro colocado ganharão um IPhone.

Mas enquanto se mantém praticamente inalterada desde seu lançamento por aqui, a Kombi já se encontra em sua quinta geração na Europa. Batizada de T5, a “Nova Kombi” é um veículo que em absolutamente nada remete ao seu antecessor e traz na modernidade e na segurança seus principais atrativos, com direito a múltiplos airbags, sistema de tração integral, câmbio automático de dupla embreagem, dentre outros. Uma substituta para a Kombi no Brasil é aguardada, já que em breve entrarão em vigor novas normas de segurança, nas quais certamente o modelo atual será reporovado.

Relembre a trajetória da Kombi no Brasil:
 
1957: primeiras unidades são feitas no Brasil

1960: modelo seis portas nas versões luxo e standard conta com transmissão sincronizada e 95% de nacionalização

1967: estreia versão pick up com motor 1.5 e sistema elétrico 12V

 1975: é reestilizada e incorpora motor 1.6

 1981: ganha propulsor diesel e as versões furgão e pick up com cabine dupla

 1982: incorpora motorização a etanol

 1983: novos painel e volante e reposicionamento da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho para a parte inferior do painel

 1992: ganha catalisador, servo-freio, freio a disco na dianteira e válvulas moduladoras de pressão nas rodas traseiras

 1997: surge a Kombi Carat, versão mais moderna com teto alto, porta lateral corrediça e sem parede divisória atrás do banco dianteiro

2005: a Kombi passa a ser equipada com motor 1.4 8V Flex(arrefecido a água), mais potente e mais econômico que o antecessor refrigerado a ar.

Por Dyogo Fagundes

Anúncios

Ações

Information

4 responses

22 03 2010
A.Luis

Infelismente tenho um animal prehistorico desse, (kombi) por força da minha ocupação profissional.Pelo que sei o mesmo ainda sobrevive somente aqui no Brasil e talvez no Mexico.Viajei pela Europa e não vi nem rastro desse bicho.Furgões só Fiat Pegot Citroen Iveco Mercedes,Renaut e outras marcas mais Kombi!!!!!!!!so aqui nessa nossa terrinha mesmo.Lebro-me quando era menino e isso faz muito tempo andavam por aqui em Salvador umas freiras do Unicef numas kombis alemães importadas,com parabrisas de dois vidros que na epoca eram chamadas de,amigo da onça,ja com porta lateral de correr e tampa do fundo do tamanho da atual fabricada no Brasil,a unica diferença era a frente e o teto que não tinha a altura da atual.Mais economica,KKKKKKKKKKKKK,a minha 1996 quando esta de bom humor chega a fazer 8 km por Lt,a ” nova ” pelo que li a respeito e pelo que me falam alguns usuarios chega a 7.6km por Lt.So mesmo aqui em nosso pais um troço deste poderia durar tanto.

9 05 2010
Zózimo

Eu quero saber o preço do motor da kombi e fica uma fresciura para passar este preço é possivel serem mas praticos

10 09 2010
Rebuli

Olá…
53 anos da kombi no Brasil!!!
Sou presidente atual do kombi clube curitiba, somos entusiastas colecionadores desta jovem senhora de 53 anos aqui no Brasil, estaremos comenmorando junto a elas neste dia 19 de setembro de 2010, em uma grande concessionaria VW aqui de Curitiba, ja temos 40 kombis (vintage ou split).
quem tiver interesse em nos visitar, fique a vontade!!!
Ficamos KOMBInados?
Abraços do Rebuli

16 12 2010
Marquinhos

Tenho uma kombi 2008 flex,tenho maior carinho por ela .Mas já ta na hora de mudar a kombi se não vão começar peder lugar para nova topic de 13 lugares .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: