Imposto de importação sobre carros americanos subirá para 50%

8 03 2010

Após ter vencido um disputa comercial contra os Estados Unidos, e mesmo assim, ter ficado em desvantagem – já que os norte-americanos não cumpriram com a sua parte no acordo – o governo brasileiro anunciou hoje (8) um pacote de retaliações que aumentará a tarifa de importação de vários produtos oriundos da terra do Tio Sam, inclusive automóveis. Com a permissão da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil elevará dos atuais 35% para 50% a alíquota cobrada sobre os carros americanos exportados para o mercado nacional.

A medida, que entra em vigor dentro de 30 dias, afetará diretamente o mercado de carros de luxo. As importações de modelos da Jeep (Grand Cherokee, Cherokee Sport e Wrangler), Chrysler (Town & Country), Subaru (Tribeca), BMW (Z4, X5 e X6), Mercedes-Benz (Classe GL, ML e o GLK) e Mitsubishi (Eclipse) serão prejudicadas. A vinda sedan Malibu, da Chevrolet, também será afetada, já que pagando 50% de seu valor somente de tributos o modelo perde totalmente a competitividade diante da concorrência.

No entanto, veículos estrangeiros da Ford, da Chevrolet (com exceção do Malibu) e da Dodge não serão prejudicados. O sedan Fusion e os crossovers Captiva e Journey são frabicados no México (e vêm para cá sem pagar nenhum imposto, pois ambos os países mantêm um acordo comercial), e o Edge é feito no Canadá. O sedan grande 300C, da Chrysler, vem da Áustria, onde também são fabricadas algumas versões do Cherokee.

Em todo ao ano passado, apenas 2.141 unidades vindas dos EUA foram vendidas no Brasil, o que representa cerca de 0,4% de todo o volume importado 2009 – mas não deixa de ser um perda para os consumidores.

Por Dyogo Fagundes

Anúncios

Ações

Information

One response

22 08 2010
everaldo

Na condiçao de pessoa fisica, o q posso fazer e quanto vou pagar em impostos em um veiculo que nos EUA custa U$ 30,000??…os impostos incidem sobre o frete também??…por alto pode me passar o valor aproximado q teria q desembolsar???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: