São divulgados os 3 finalistas ao Carro do Ano Mundial de 2010

4 03 2010

Conforme escrevemos no início de fevereiro, os três finalistas ao prêmio World Car of the Year 2010 (Carro do Ano Mundial de 2010 numa tradução livre) foram divulgados durante o Salão de Genebra, que abriu suas portas nos últimos dias. De uma lista inicial de 30 modelos, os três candidatos ao título, escolhidos por um júri internacional composto de 59 jornalistas especializados de 25 países, são o Mercedes-Benz Classe E, o Toyota Prius e o Volkswagen Polo. Além deste prêmio principal, foram revelados os 3 finalistas das categorias World Performance Car (carro de melhor performance do ano), World Green Car Award (carro “verde” do ano) e World Car Design (melhor design do ano). Confira a seguir quais são os indicados e as apostas de nossa equipe para os vencedores, que serão revelados no Salão de Nova York, em abril.

World Car of the Year

– Mercedes-Benz Classe E
– Toyota Prius
– Volkswagen Polo

Os três modelos desbancaram grandes concorrentes como o Porsche Panamera e Opel Insignia, mas nós do Pit Stop acreditamos que quem sairá vencedor será o modelo da VW, o Polo. Vencedor do Carro do Ano Europeu, o compacto tem tido bons resultados em vendas, graças ao seu desenho muito bem acertado e as inúmeras qualidades técnicas.

World Performance Car

– Audi R8 V10
– Ferrari Califórnia
– Porsche 911 GT3

 

Os três modelos são representantes do que existe de melhor para quem quer esportividade, qualidade e também exclusividade. Talvez o Nissan 370Z também merecesse estar nesta lista, mas entre os três, nosssa equipe se dividiu completamente, achando que os três modelos tem atributos (de sobra) para levarem o prêmio.

World Green Car

– Honda Insight
– Toyota Prius
– Linha Volkswagen BlueMotion (Golf, Passat e Polo)

São dois híbridos de última geração e uma linha de veículos que visa economizar combustível e emitir poucos poluentes acima de tudo.  Apostamos na vitória de um dos modelos japoneses, que cada vez mais conseguem tornar o fato de um carro contar com baterias para se locomover algo comum nos principais mercados do mundo, apesar desta tecnologia estar longe de chegar ao Brasil.

World Car Design

– Chevrolet Camaro
– Citroën C3 Picasso
– Kia Soul

Numa categoria que envolve muito o gosto pessoal, ambos os finalistas tem ótimas qualidades. O Camaro surpreendeu por ser uma das melhores releituras de veículos clássicos, sem deixar de ser atualizado com o as tendências de hoje. Já a C3 Picasso é um feliz resultado de linhas ousadas, sem contar que a montadora francesa já foi indicada diversas vezes para a categoria. Enfim o Kia Soul, o único finalista em todo o prêmio que é vendido atualmente de forma mais “acessível” no Brasil (motivo para ele ser o destaque no início), impressiona por seu visual jovem e moderno, chamando a atenção de qualquer um que o vê nas ruas. Nossa aposta fica com o sul-coreano.

Na categoria “Carro Verde do Ano”, devido à complexidade de algumas tecnologias, os modelos finalistas foram analisados previamente por três especialistas da área, para então o júri de jornalistas fazer suas escolhas. Já os finalistas para o prêmio de “Desenho do Ano”  são analisados primeiramente por cinco especialistas em design, para depois seguir ao júri de jornalistas. Além desses quesitos, para todas as categorias é necessário que o veículo tenha produção anual acima de 500 unidades, além de ser comercializado durante 2009 em pelo menos dois continentes.

Por Carlos Eduardo Tobias

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: