Ford liderou vendas de fevereiro nos EUA

2 03 2010

Não era segredo que as coisas no mercado norte-americano iriam mudar após a série de recalls e escândalos que a líder local, e global, Toyota, enfrentou nas últimas semanas. E assim foi. Com o fim do mês de fevereiro e a divulgação dos primeiros números foi possível perceber o quanto os problemas nos aceleradores afetaram as vendas da Toyota. Segundo o The New York Times, as vendas da montadora japonesa caíram 9%, enquanto as locais General Motors e Ford apontaram crescimento de 12% e 43%, respectivamente. Assim, a montadora do oval azul assumiu a liderança nas vendas de veículos no último mês, mesmo que por uma pequena diferença de 334 veículos em relação à GM, a segunda colocada.

O Toyota Camry, modelo mais vendido da marca e afetado pelo recall, registrou queda de 20%, enquanto os concorrentes diretos Honda Accord e Ford Fusion venderam mais. Apesar disso, especialistas afirmam que esperavam quedas maiores nas vendas da marca japonesa, que estima ter deixado de vender 18 mil veículos devido aos últimos problemas. Vale lembrar que a paralisação na produção que a montadora realizou tem grande peso na redução nas vendas. Para evitar mais percas, a Toyota já se mexeu, oferecendo até dois anos de manutenção gratuita para consumidores que comprarem um modelo novo.

Já a Ford passa por um ótimo momento. Não muito afetada pela crise econômica do ano anterior, aos poucos a montadora vai se estabelecendo no mercado norte-americano, sendo que esta liderança é um indicador. Para se ter uma idéia, fazem 12 anos que a montadora não superava as vendas da principal rival, GM.A situação pode melhorar com os futuros lançamentosda marca, como o Fiesta europeu e o novo Focus no ano que vem. GM, Chrysler, Subaru, Nissan, BMW, Kia e Mercedes também apresentaram aumento em suas vendas.

Por Carlos Eduardo Tobias

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: