Volkswagen apresenta oficialmente a segunda geração do jipão Touareg

10 02 2010

Imagens de miniaturas reveladas no final de janeiro bem que tentaram, mas não conseguiram tirar o ar da graça da apresentação do novo Touareg. A Volkswagen divulgou as primeiras imagens e informações oficiais da segunda geração do jipão esta noite e deve apresentá-lo oficialmente  no Salão de Genebra, em março. Fora o visual retocado, que ainda remete bastante a primeira geração, o utilitário mais se destaca pela chegada de um inédito motor híbrido, com 380 cavalos de potência combinada.

Para quem não está intimamente ligado ao mundo dos carros, a sugestão é comparar as imagens do antigo e do novo Touareg para que se possa notar as diferenças com mais clareza – em especial nas laterais. Não que seja uma crítica, pelo contrário. Na dianteira, a parte da carroceria que mais mudou, as alterações são visíveis. O maior destaque vai para os faróis, que seguem a linha de estilo mais retilínea dos últimos Volkswagen e que, nas versões mais cara, conta com luzes de LED’s que permanecem acessa mesmo durante o dia.

A grade ficou mais simples – o que não necessariamente significa dizer menos bela – e as tomadas de ar do para-choque cresceram. Os faróis de neblina migraram para as extremidades e estão situados em uma posição mais baixa do para-choque. Na lateral, a essência do antigo modelo permanece inalterada. Mudam apenas alguns traços. Os vincos foram suavizados, passando uma maior sensação de modernidade, e o caimento das janelas ficou mais pronunciado.

Retrovisores e moldura da caixa de roda também receberam novo desenho, ressaltando o ego esportivo do modelo. Completam as modificações externas a traseira com lanternas redesenhadas – semelhantes às utilizadas no hatch Golf – e novo para-choque com belas saídas de escape. Na parte interna, mais novidades. O painel mudou totalmente e traz um quê da nova tendência mundial: as linhas não-simétricas, presente nas saídas de ventilação.

Uma ampla tela de LCD sensível ao toque controla funções secundárias do jipão e exibe imagens do Area-View, um sistema que conta com câmeras espalhadas na traseira e lateral do veículo para auxiliar em manobras de estacionamento. Outros destaques são o acabamento imitando madeira exclusivo das versões mais caras e o teto-solar panorâmico ACC.

Em se tratando de modificações mecânicas, o Touareg traz ainda mais novidades. Embora continue compartilhando a plataforma com o Porsche Cayenne, o entre-eixos aumentou: agora são 2,90 metros de comprimento, 5 centímetros a mais que o modelo de Stuttgart. Em compensação, o peso do jipão foi reduzido em 250 kg com a adoção de materiais mais leves no capô, para-lamas e na própria estrutura interna do veículo.

Sob o capô, o maior destaque vai para o inédito propulsor híbrido. O bloco V6 TSi de 333 cavalos de potência trabalha em conjunto com um motor elétrico regenerativo de 34 kW, equivalente a 47 cv, e confere ao Touareg números de consumo de 12,2 km/l emitindo 193 g de CO2 por quilômetro rodado. Completam a gama os motores 3.6l FSI de 280 cv, 3.0l TDI de 240 cv e 4.2l TDI de 340 cavalos.

Por Fillipe Vivas

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: