Diante da imprensa especializada e de uma trupe de políticos e empresários, a Virgin Racing foi a primeira estreante a apresentar seu carro para a temporada 2010 da Fórmula 1. Em uma cerimônia realizada em Silverstone, Inglaterra, a nova escuderia mostrou oficialmente o VR-01, monoposto com qual o alemão Timo Glock e o brasileiro Lucas di Grassi disputarão o campeonato este ano. Na foto abaixo, o piloto de testes Luiz Razia é outro nome brasileiro na equipe.
A escuderia do milionário Richard Branson basicamente substitui a Manor GP anunciada no fim do ano passado como uma das quatro novas equipes do circo. Equipado com um propulsor Cosworth, que volta à F1 depois de três anos na aposentadoria, o carro da Virgin se destaca pela pintura rubro-negra, com detalhes em branco, e pelo rápido tempo de desenvolvimento se comparado aos outros monopostos.
Como nas demais equipes, a Virgin deciciu adotar em seu carro um bico mais fino e comprido e com um pequeno ressalto nas bordas laterais. Por conta da nova distribuição do peso, os pneus dianteiros são mais finos que os traseiros, o que deve ajudar também na dirigibilidade. Detalhe que tudo isso foi desenvolvido sem a ajuda de um túnel de vento, substituído pelo programa de computador CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional, em tradução livre).
O Virgin VR-01 começa a ser testado ainda nesta semana, mas o time não confirmou onde nem exatamente quando. Confira abaixo o breve vídeo de apresentação do monoposto.
Por Fillipe Vivas
Deixe um comentário