VW Tiguan ganha sistema automático de estacionamento na linha 2010

28 01 2010

A linha 2010 do Volkswagen Tiguan promete facilitar a vida dos motoristas que enfrentam dificuldades sempre que precisam estacionar um carro por meio de uma baliza. O utilitário-esportivo importado da Alemanha poderá ser equipado com o Park Assist, um sistema que estaciona sozinho o modelo em vagas paralelas.

Para estacionar através do sistema, é necessário seguir alguns passos. Primeiro, o motorista deve acionar o botão de comando do sistema, localizado no console central do modelo, antes de passar pela vaga em que deseja estacionar. Enquanto o motorista passa pela vaga, se posicionando para estacionar, um sensor na lateral do para-choques dianteiro avalia se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan.

Surgirá então, no display do quadro de instrumentos, uma imagem composta de três retângulos, que representam os dois carros estacionados e o espaço para a manobra. Caso a vaga tenha dimensões adequadas para o veículo, basta acionar a ré e tirar as mãos do volante. O único trabalho do motorista será controlar a velocidade com que o Tiguan realiza a manobra, acionando o pedal de freio. Em caso de vagas mais apertadas, o motorista poderá precisar movimentar o carro para a frente, posicionando a alavanca do câmbio automático em Drive (D).

Por motivos de segurança, o sistema poderá ser desligado caso o motorista force o volante durante a manobra de estacionamento. O Park Assist também pára de funcionar caso o modelo seja excessivamente acelerado, ultrapassando a velocidade de 7km/h. O Tiguan equipado com o sistema conta também com uma câmera traseira com transmissão das imagens para a tela do rádio. Quando o veículo da ré, duas linhas amarelas são projetadas sobre a imagem, indicando a direção para onde ele está indo, auxiliando em manobras para vagas perpendiculares também.

Para equipar o Tiguan com o Park Assist, o consumidor precisará desembolsar R$ 3.765,00, além dos R$ 124.190 cobrados pelo modelo segundo a tabela da VW . Além do novo sistema, o utilitário passou a oferecer em sua linha 2010 o painel de instrumentos e comandos de ar condicionado do Passat CC e um novo rádio com tela touch screen, onde é visualizado também as imagens da câmera e do sistema. A Volkswagen informa que está ampliando o número de concessionárias Premium para 180 e que em breve, a linha Passat também passará a ser oferecida com o novo sistema de estacionamento.

Por Carlos Eduardo Tobias

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: