F1: Ferrari apresenta F10 oficialmente

28 01 2010

A Ferrari apresentou na manhã desta quinta-feira (28) o carro com qual disputará a temporada 2010 da Fórmula 1. Batizado de F10, o novo monoposto traz como destaques a pintura vermelha e branca – extinta desde a temporada de 2004 – com um novo patrocinador e mudanças mecânicas, obrigadas pelas alterações no regulamento da FIA para este ano. Outra novidade foi a apresentação oficial do piloto Fernando Alonso.

Conforme estava previsto, o carro foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (28) em tempo real pelo website da Ferrari. A cerimônia contou com a presença de Stefano Domenicali, chefe da equipe; Aldo Costa, coordenador do projeto, e os pilotos oficiais e de teste. Além de Massa e Alonso, Fisichella, Luca Badoer e Marc Gené serão os três pilotos de testes da equipe nesta temporada.

Uma das maiores diferenças visuais do F10 em relação aos seus antecessores está na pintura branca, presente em parte da asa, aerofólio traseiro e defletor lateral. A mudança, talvez, tenha sido realizada por motivos de maketing. Com a contratação do espanhol Fenando Alonso, a escuderia de Maranello foi “obrigada” a assinar um contrato de patrocínio com o banco Santander. Taí o motivo para o logo da empresa estar estampado em boa parte da carroceria do monoposto.

Na parte mecânica, o carro também passou por boas mudanças. Inspirados no sucesso do RB5 da Red Bull idealizado por Adrian Newey, a Ferrari decidiu imitar a borda em alto relevo e o duto de ar no bico dianteiro. No comparativo das imagens que você confere abaixo, nota-se nitidamente que o F10 está mais “troncudo” na área do cockpit e motor. O motivo da mudança está nas novas regras da FIA.

A mais importante delas proíbe o reabastecimento durante a corrida. A solução foi dobrar a capacidade do tanque de combustível que, consequentemente, demandou uma readaptação da área do motor. Este ficou deslocado mais para trás a fim de proporcionar mais equilíbrio ao carro. Com maior peso no eixo traseiro, alterando a distribuição da massa do carro, a largura dos pneus dianteiros foi reduzida.

O momento curioso da apresentação foi na hora de mostrar a traseira do monoposto. Os polêmicos difusores traseiros, que deram vantagem à Brawn em 2009, estavam cobertos neste modelo da Ferrari. O objetivo? Evitar que os concorrentes imitem a peça. Pelo jeito, a Ferrari deve vir para 2010 bastante competitiva. Se depender da vontade do Sr. Domenicali então…

Por Fillipe Vivas

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: