Ford apresenta nova geração do Focus; modelo volta a ser global

11 01 2010

O Salão de Detroit já abriu suas portas com uma grande atração. A Ford apresentou hoje (11) a nova geração do Focus, nas versões hatch e sedan, que passará a ser vendida igualmente em todo mundo, voltando a tornar o modelo um veículo global, como foi em sua primeira geração. Como toda nova geração, o Focus passou por uma renovação visual profunda, adotando também novos motores e tecnologias. A Ford promete o lançamento simultâneo do novo modelo para 2011 nos Estados Unidos e Europa, sendo produzido inicialmente na Alemanha, Estados Unidos e na China. Os outros mercados deverão aguardar um pouco mais pela nova geração.

Modelo global que é, o novo Focus foi desenvolvido por uma equipe composta de engenheiros de todo o mundo, com o objetivo de atender as exigências de todos os clientes da marca. A liderança ficou nas mãos da Ford Europa, que já fez algo semelhante com o desenvolvimento do novo Fiesta. O Focus terá 80% de suas peças idênticas em todo mundo, devendo haver apenas algumas diferenças estéticas, por exemplo. Sua plataforma também é nova, e deverá abrigar ainda mais 10 lançamentos, como a minivan C-Max.

Visualmente, o chefe criativo e vice-presidente de design da Ford, J. Mays, afirma que o novo Focus combina o melhor dos gostos da Europa, América do Norte e Ásia. Adotando claramente o visual Kinetic, o Focus não chega a ser muito ousado. A dianteira é marcada pela grande grade dianteira em forma de trapézio e os faróis lembram os da atual geração.

A lateral conta com diversos vincos, que passam a sensação de movimento, essência do Kinetic, e dão modernidade ao modelo. A versão hatch deixou de usar as marcantes lanternas na coluna C, passando a adotar peças de desenho inusitado, com um grande prolongamento pela lateral. Já a versão sedan apresenta um conjunto um pouco mais conservador, sendo marcada pela traseira curta.

O interior do Focus também foi renovado e é bem semelhante ao da C-Max. Destaque para o grande painel central, composto pelo sistema de ar-condicionado, rádio, e, pelo menos na versão americana, pelo monitor de 8 polegadas com o novo sistema de navegação Sync da montadora. O Focus conta ainda com câmera traseira para auxiliar em manobras de estacionamento. Falando da mecânica, a Ford garante ter feito diversas modificações na nova geração do modelo, para garantir sua conhecida dirigibilidade, mantendo a suspensão multibraço na traseira.

O novo Focus será equipado com novos motores, como o 1.6 EcoBoost de 180 cv a diesel e um novo 2.0l a gasolina que deverá render 155 cv. A transmissão poderá ser automática de seis velocidades e com dupla embreagem. A Ford confirma ainda os planos de lançar uma versão elétrica do Focus, desenvolvido juntamente com a Magna. Confira as imagens e o vídeo da nova geração do modelo Ford, restando-nos esperar para saber quais são os planos da filial brasileira.

Por Carlos Eduardo Tobias

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: