A montadora chinesa JAC (Jianghuai Automobile Co.) anunciou nesta terça-feira (15) sua chegada oficial ao Brasil. A marca chegará ao país pelas mãos do empresário brasileiro Sérgio Habib (que também trouxe para cá a Citroën) através de um acordo firmado entre as duas partes. A parceria, que envolveu um investimento de mais de UU$ 100 milhões, prevê um contrato de 10 anos para a exportação de carros para o mercado nacional a partir de outubro de 2010 e a abertura de uma rede de mais de 50 concessionárias.
Segundo Habib, a JAC irá iniciar suas operações com quatro modelos: um sedan médio, uma minivan e uma compacto em versões hatch e sedan. Tanto o três volumes, batizado de J5, quanto o monovolume, que recebe o nome de J6, terão motor 1.8 16V de 143 cavalos de potência a 6.500 rpm e 16,8 kgfm de torque a 5.000 rpm. O J3, e suas duas derivações, será equipados com um bloco 1.3 16V de 94 cv. Todos contarão com transmissão manual de cinco velocidades e garantia de fábrica de três anos.
O J5 mede cerca de 4,59 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura , 2,71 m de entreeixos e pesa aproximadamente 1.385 kg . Já a J6, que segundo Habib terá GM Zafira, Ranult Scénic e Citroën Picasso como principais concorrentes, pode acomodar cinco pessoas, pesa 1.500 kg e mede 4,55 m, 1,75 m, 1,66 m e 2,71 m, nessa ordem. Segundo o empresário, todos, inclusive o compacto, sairão da fábrica na China equipados como sistema de freios ABS, ar-condicionado digital, airbags frontais e laterais e CD player. Motores bicombustíveis são aguardados para 2011.
“Em 2011 acredito que venderemos 35 mil carros e atingiremos 1% de participação do mercado”, avalia Habib. “Em 2012 pretendemos chegar à venda de 50 mil unidades. Há muito espaço no mercado brasileiro para crescer”, ressalta.
Por Dyogo Fagundes
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