Dacia apresenta utilitário-esportivo Duster; modelo será nacional em 2011

8 12 2009

Pode parecer não haver relação entre um modelo lançado por uma montadora da Romênia e o mercado brasileiro. Mas quando se trata da fabricante romena Dacia é sempre bom ficar de olho. Marca pertencente ao grupo Renault, já temos por aqui dois exemplos de modelos fruto da parceria Romênia-Brasil: Logan e Sandero.  E hoje (08) foi apresentado o mais novo modelo Dacia que será comercializado em nosso país:o  utilitário esportivo Duster.


Desenvolvido a partir da plataforma do Logan, o Duster impressiona por seu visual robusto, que o faz parecer maior do que é realmente é. Seu porte é semelhante ao do Ford EcoSport, contando com 4,31 metros de comprimento e 1,82 de largura.  Seu espaço interno deverá ser um dos destaques, assim como o Logan. O porta-malas carrega até 475 litros, com possibilidade de expansão para 1600 litros, com o rebatimento dos bancos.

Honrando seu visual aventureiro, o Duster será oferecido com tração 4×2 ou 4×4, sendo que a última adota tecnologia Nissan, graças à parceria entre a montadora japonesa e o grupo francês. A tração pode ser controlada através de um botão seletor entre três modos: 4X2, Auto (distribuição de torque automática) e Lock (50% do torque no eixo traseiro). Na questão da motorização, o Duster será oferecido inicialmente com um propulsor a gasolina 1.6 de 110 cv e outros a diesel, de até 105 cv.

Não foram reveladas imagens do interior, mas não espera-se muito requinte, afinal, o modelo tem proposta de ser acessível. Na Europa, virá com duplo airbag e freios ABS de série. Mas, falemos do Brasil. A Renault já deixou claro a intenção de produzir o Duster em São José dos Pinhais (PR).

O modelo será, finalmente, o primeiro concorrente direito do EcoSport, além de disputar mercado com os outros diversos veículos aventureiros de nosso mercado. Seu propulsor será o já conhecido 1.6 de 16v e 110 cv bicombustível, e sua chegada é esperada para 2011. Antes disso, o Duster começa a ser produzido em seu país de origem, sendo comercializado em diversos mercados europeus.

Por Carlos Eduardo Tobias


Una duda que nos resuelve el anuncio de hoy es el origen del sistema de tracción. Nissan es la compañía responsable de su diseño, controlado mediante un mando en la consola central que ofrece tres posibilidades de manejo: Auto, Lock, y 4×2. El primero reparte el par de forma inteligente dependiendo de las condiciones del terreno (tracción delantera en firme de calidad, o hasta 50:50 en casos extremos); el segundo divide la fuerza del motor a medias entre ambos ejes; y el tercero, configura el vehículo en tracción delantera.
Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: