Confirmado: motor 1.6 Sigma terá 110/115 cv e até 16 kgfm de torque

30 11 2009

A Ford apresentou hoje (30) à imprensa especializada a nova geração de motores 1.6l. A ser produzido na planta da montadora em Taubaté (SP), o novo bloco foi batizado de Sigma e traz uma série de avanços em relação a família Zetec, a começar pela construção parcialmente em alumínio. Segundo a Ford, o bloco desenvolve 110 cavalos com gasolina e 115 cv com álcool. Os valores do torque são de 15,4 kgfm quando abastecido com o combustível fóssil e 16,0 kgfm com o combustível vegetal.

https://pitstopbrasil.files.wordpress.com/2008/08/focus2.jpg?w=501&h=239

A divulgação dos dados técnicos do propulsor desanimaram aqueles que acreditavam em algo superior a 120 cavalos – havia quem acreditasse em 145 cv, a mesma potência do bloco Duratec 2.0. Por outro lado, a Ford surpreendeu ao anunciar que o Sigma 1.6 é o propulsor mais leve do mundo na categoria: pesa apenas 79 quilos. Parte do mérito se deve à construção do bloco, cabeçote e cárter em alumínio.

Foram investidos 600 milhões de reais no desenvolvimento do motor e na adaptação da linha de montagem de Taubaté (SP), que já começou a produção das primeiras unidades. O propulsor deve estrear em janeiro em novas versões do médio Focus.

Por Fillipe Vivas

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: