Fiat apresenta Doblò 2010; modelo ganha nova opção de motor e versões

19 11 2009

Conforme era previsto, a Fiat apresentou hoje (19) a linha 2010 do multiuso Doblò, que passou por consideráveis mudanças estéticas, ganhou novas versões e opções de motorização. Líder de seu segmento, o Doblò foi lançado no mercado brasileiro em 2002, e somente agora passou por uma mudança mais profunda, adotando visual semelhante ao do modelo europeu, que acaba de ser substituído por uma nova geração.

Quando foi lançado, assim como o Renault Kangoo e o Citroën Berlingo, o Doblò causava estranhamento por conta de seu porte e formato, além das linhas dianteiras, que contavam com uma grande grade. Mas, ao tempo em que ia tornando-se mais comum nas ruas, o desenho dos multiuso foi sendo aceito, apesar de ainda ser presença quase garantida em listas de “carros brasileiros mais feios”.

Pois parece que agora a tarefa do Doblò 2010 de agradar novamente ao público será mais fácil. O visual do multiuso está mais moderno. Na dianteira, os novos para-choques, grade e faróis (de dulpa parábola) resultaram num visual mais robusto e ao mesmo tempo suave ao Doblò. A traseira passou por menores mudanças, destacando-se as novas lanternas.

Característica dos modelos da Fiat, a versão Adventure do multiuso passou por mudanças ainda maiores, com o objetivo de aumentar sua imagem de fora-de-estrada. Desenvolvido pelo Centro Estilo Fiat América Latina, o Doblò Adventure se destaca na dianteira pela ampla grade cromada e faróis escurecidos. Os para-choques agrupam quatro faróis auxiliares. Os retrovisores, novos em toda a linha, recebem na versão aventureira indicadores de direção. As lanternas traseiras também foram escurecidas e o estepe do modelo ganhou novo recobrimento, ao estilo do Idea Adventure, com trava antifurto.

As mudanças internas do Doblò foram mais tímidas, destacando-se o novo quadro de instrumentos e melhoras no acabamento, como o revestimento de todas as colunas e novos painéis de portas, com apóia-braço nas traseiras. A versão Adventure ganhou novos tecidos de revestimento, painel de instrumentos exclusivos e os conhecidos visores da bússola e inclinômetros transversal e longitudinal instalados na parte dianteira do teto. O modelo ganhou ainda três novas opções de cor: Azul Trinidad, Vermelho Magma e Verde Creta.

O Doblò 2010 será oferecido em seis versões, sendo duas de carga (Cargo 1.4 e 1.8) e quatro para passageiros (1.4, ELX 1.4, HLX 1.8 e Adventure Locker 1.8), com possibilidade de transportar até sete pessoas. É nova a opção do motor 1.4 Flex, que já equipa a família Palio e Punto, e  rende 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool. O Doblò Cargo 1.4, capaz de carregar até 3.200 litros, conta com itens de série como o Fiat Code, Follow Me Home, luz de cortesia dianteira e no vão de carga, parede divisória em chapa, protetor de cárter, entre outros. A versão 1.8 adiciona oferece ainda direção hidráulica de fábrica.

Passando para as versões de passageiro, o modelo de entrada é o 1.4, que já é equipado com direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, portas laterais corrediças, computador de bordo e outros itens. A versão ELX 1.4 adiciona ao modelo ar-condicionado e um sexto banco suplementar.  O sétimo banco é opcional em todas as versões, com exceção da 1.4, onde os dois bancos extras são cobrados a parte.

O Doblò HLX 1.8 conta com todos os itens do ELX mais telecomando de abertura e fechamento das portas, computador de bordo diferenciado e revestimento mais luxuoso. Por fim, o Doblò Adventure Locker, versão topo-de-linha do modelo, oferece, além dos itens já citados e característicos da versão, o bloqueio do diferencial (Locker), faróis de neblina e de profundidade, rodas de liga-leve aro 15″, pneus de uso misto e predisposição para rádio. A Fiat oferece garantia de um ano para o Doblò. Confira a seguir os preços de todas as versões.

Doblò Cargo 1.4 – R$ 38.680

Doblò Cargo 1.8 – R$ 43.320

Doblò 1.4 – R$ 48.950

Doblò ELX 1.4 – R$ 52.540

Doblò HLX 1.8 – R$ 54.670

Doblò Adventure Locker 1.8 – R$ 59.680

Por Carlos Eduardo Tobias

Anúncios

Ações

Informação

3 responses

15 03 2010
axiont

1.O doblò não é tão feio assim embora eu saiba que gosto não se discute.
2. É confortabilíssimo, muito leve para quem dirige e muito espaçoso para os passageiros. É o que há de melhor para viagens longas.
3. O novo não mudou quase nada, além do motor. Este também pouco mudou. 4. Espero que seja mais econômico. Penso em substituir o adventure que tenho mas antes quero conferir muito bem o consumo.

15 03 2010
axiont

E por falar em consumo, vocês poderiam começar a me informar. Onde vejo o que consome o motor 1.4 do adventure 2010 ?

19 08 2010
André

É realmente um ótimo carro, porém sugestivamente, poderia ter um motor mais e conômico e ter uma 1ª marcha reduzida. Tive que desistir de uma subida esburacada e molhada em Campos de Jordão, o Locker é muito bom e se pudesse ter um torque (giro maior) numa velocidade menor para passar nos profundos buracos, com certeza este obstáculo teria sido vencido muito facilmente. Mas pela indisponibilidade do recurso, fiquei na mão, ao tentar passar o obstáculo em baixa velocidade e sem torque o motor simplesmente apaga por falta de giro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: