VW apresenta quinta geração da picape Saveiro; preços partem dos R$ 30.990

26 08 2009

Durante muitos anos, ela foi a preferida dos jovens brasileiros, conquistou a confiança de gerações e se destacou pelo carisma e robustez. A concorrência evoluiu e sua imagem foi se arranhando – a Volkswagen, no entanto, tinha sempre uma carta na manga para reerguer o espírito da picape. Mas chegou a um momento em que saturou. Agora ela aparece oficialmente ao público totalmente nova, de corpo e alma: é a Saveiro, que acaba de chegar à quinta geração.

81-Saveiro Trooper Estendida

Fugindo um pouco à rotina e visando reapresentar ao seu espírito original, a Volkswagen apresentou à imprensa a nova Saveiro em Porto de Galinhas (PE), sob forte esquema de segurança. Embora projeções tenham tentado adiantar seu visual, a picape ganhou o mundo com aquele ar de ineditismo e exclusividade. Muito mais que um rostinho bonito, a Saveiro 2010 ganhou em praticidade, versatilidade e robustez, aliando soluções ergonômicas à adaptações para uso pesado.

99-Saveiro Trooper Estendida 97-Saveiro Trooper Estendida

Antes de qualquer aprofundamento, vamos a uma rápida apresentação do modelo. Nesta nova geração, a Saveiro começa a ser vendida em apenas uma opção de motorização (1.6l VHT de 104 cv), duas de cabine (simples e estendida) e três de acabamento (básica, a intermediária Trend e a top-aventureira Trooper). Os preços partem dos R$ 30.990 para a básica com cabine simples e chegam a R$ 38.990 na Trooper cabine estendida. Agora vamos ao que interessa.

67-Saveiro Trooper Simples

A começar pelo visual, o utilitário da família Gol diz logo a que veio. A caçamba alta e traseira com linhas musculosas passam imagem de robustez e, ao mesmo tempo, esportividade e jovialidade. Seguindo a linha de design da marca, lanternas e tampa da caçamba têm desenho simples e com poucos vincos. Não há “extravagância” – o que mais se aproxima disso é o emblema “Saveiro” em posição centralizada, logo abaixo do logotipo da Volkswagen, na versão Trooper.

saveiro9 saveiro8

Continuando na parte traseira, esta traz duas novidades no segmento. A primeira está na tampa da caçamba: influenciada por opniões de potenciais compradores, a Volkswagen optou por colocar dois amortecedores na peça com o objetivo de reduzir esforço e evitar acidentes. A segunda novidade fica por conta do estepe que, por estar guardado sob a carroceria do veículo, não ocupa espaço interno. Há ainda outra boa notícia, desta vez na lista de opcionais: sensor de estacionamento traseiro.

saveiro7

Contornando a traseira, chegamos à lateral. Como no restante da carroceria, o visual é sóbrio e, por isso, agrada a um maior número de pessoas. Um único vinco percorre toda a lateral da picape na altura da maçaneta, passando por para-lamas, portas (que, vale ressaltar, são maiores que as dos demais modelos da família) e terminando pouco antes de chegar às lanternas. Na altura da caixa de roda traseira, uma solução útil emprestada da concorrente da Chevrolet: o step-side, uma espécie de degrau que ajuda no acesso à caçamba.

saveiro16 saveiro12

Falando nela, pulemos esta parte – vamos à cabine. O sucesso da versão estendida da líder Strada obrigou a Volks a criar uma configuração semelhante nesta quinta geração da Saveiro. Agora há opção de cabine simples ou estendida, todas as duas homologadas para transportar apenas dois passageiros. A diferença fica por conta do espaço: na primeira versão, dois ocupantes viajam com conforto e carregam 924l na caçamba, enquanto que na segunda variante os mesmos passageiros levam apenas 734l na caçamba – por outro lado, ganham 300l atrás dos bancos.

saveiro11

Conforme citado no início do artigo, a versatilidade é um dos pontos fortes da nova Saveiro. Essa qualidade se deve, em boa parte, ao entre-eixos alongado em 15,2 cm (totalizando bons 2,57 m) e aos 4,2 cm extras no comprimento (agora são 4,49 m). Além disso, a Saveiro G5 está 5,7 cm mais alta em relação ao antigo modelo, e as bitolas (espaço lateral entre as rodas) cresceram 4,7 cm na dianteira e 10,8 cm na traseira. A capacidade de carga, no entanto, diminuiu: de 750 kg para 715 kg (simples) e 700 kg (estendida).

saveiro6 33-Saveiro Trend Simples

Desempenho e custo/benefício: é nisso que a Volkswagen aposta.

Sob o capô, a picape está disponível apenas equipada com o bloco 1.6l VHT de 104 cv de potência (a 5 250 rpm) e 15,6 kgfm de torque (a 2 500 rpm). Associado à caixa MQ200 de engates curtos e precisos, o motor faz o utilitário acelerar de 0 a 100 km/h em 10s5 e atingir até 179 km/h de velocidade máxima, segundo dados divulgados pela Volkswagen. Antes de se empolgar com os números e sair por aí acelerando, lembre-se: você está a bordo de uma picape. Provocações não são permitidas e rodando em trecho acidentado, segure firme a direção.

saveiro4
Mesmo totalmente renovada, a linha 2010 da Saveiro não teve o preço reajustado para mais. Pelo contrário, houve queda de 720 reais no valor sugerido para a configuração de entrada com cabine simples (sua por R$ 30.990). Esta versão sai de fábrica equipada com rodas de aço de 14″ sem calotas, para-choques sem pintura, bancos com tecido mais simples e janela traseira inteiriça. Por mais R$ 2.700, você pode optar pela cabine estendida. Na configuração intermediária Trend, que parte dos R$ 31.880, as modificações atingem os para-choques, pintados na cor da carroceria, calotas, chave canivete e outros detalhes estéticos. Com cabine estendida, o valor salta para R$ 34.610. Mas e ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, ela não tem?

105-Saveiro Trooper Estendida saveiro3

Sim, porém são itens adquiridos à parte que fazem o preço da Trend 1.6 irem a R$ 36.905 (CS) e R$ 39.635 (CD). Para o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, estas versões deverão corresponder pelo maior mix de vendas da picape. Finalizando a gama de versões e chegando para roubar clientes da Strada Adventure está a Saveiro Trooper. Dotada de direção hidráulica, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo I-System, janela traseira corrediça, rack no teto, roda de aço de 15”, faróis com máscara negra e luzes de neblina, a aventureira urbana custa R$ 36.440 com cabine simples e R$ 38.990 com estendida.

54-Saveiro Trend Estendida
Com os mesmos equipamentos da Strada Adventure, o preço da Saveiro Trooper salta para R$ 43.450 – foram adicionados ar-condicionado, alarme, travas, vidros e retrovisores elétricos. Por tudo isso, a rival mineira, que só é vendida na versão estendida e traz o diferencial blocante Locker, cobra quase 1.600 reais a mais (R$ 44.840). Na lista de opcionais, a representante da Volkswagen novamente sai na frente no quesito preço.

saveiro saveiro2

A efeito de comparação, a VW cobra R$ 580 pela capota marítima e R$ 2.675 pelo kit de freios ABS e airbag duplo, enquanto na Fiat esses itens não saem por menos de  R$ 1.144 e R$ 2.827, respectivamente. A Volkswagen está realmente empenhada em roubar a liderança da Strada (que parte dos R$ 30.900), mas não se esqueceu da Montana, segunda colocada da categoria. Por outro lado, a picape da Chevrolet se defende pelo preço mais em conta: de R$ 30.265, na versão Conquest 1.4, a R$ 45.492, na Sport 1.8.

15-Saveiro Básica Estendida

Versões e preços da Nova Saveiro 2010:

1.6l cabine simples – R$ 30.990
1.6l cabine estendida – R$ 33.690
Trend cabine simples – R$ 31.880
Trend cabine estendida – R$ 34.610
Trooper cabine simples – R$ 36.440
Trooper cabine estendida – R$ 38.990

saveiro14 saveiro15

Ficha técnica:

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.598cm³, 8v, potência máxima de 101cv (G)/104cv (A) a 5.250rpm, torque máximo de 15,4kgfm (g)/15,6(a) a 2.500rpm
Transmissão: Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
Suspensão: McPherson na dianteira, eixo de torção atrás
Pneus: 175/60 R14 (básica) 205/60 R15 (Trooper)
Dimensões: Compr.: 4,49m; entre-eixos: 2,75m; peso: 1.035kg
Caçamba: 924 litros (cabine simples) e 734 litros (estendida)
Capacidade de carga: 715kg (simples) e 700kg (estendida)
Desempenho: 0-100km/h em 10,5s e máxima de 179km/h

71-Saveiro Trooper Simples

Com o lançamento da totalmente nova Saveiro, a Volkswagen dá mais um passo na busca pela liderança de vendas no país – não só na categoria, mas no mercado como um todo. A expectativa é de comercializar 5.000 unidades da picape por mês, dos quais 40% deverão corresponder às versões Trend e Trooper. Afinal, aquela imagem de carro esportivo, versátil e jovial pode ser associada novamente a esta quinta geração da Saveiro.

Por Fillipe Vivas

Anúncios

Ações

Information

5 responses

2 09 2009
RODRIGO.CON

QUASE ME CONVENCEU DE QUE A SAVEIRO TROOPER FOSSE R$1.600,00 MAIS EM CONTA QUE A LOCKER, SOMENTE PELO BLOCANTE, MAS TAMBEM TEM A QUESTÃO DA STRADA ADVENTURE POSSUIR MOTOR 1.8 (TANTO MAIS POTENTE), ARO DE ALUMINIO 15″ E NÃO DE FERRO COMO NA CONCORRENTE (POR MAIS BONITO QUE SEJA O DESENHO E COR DELA) E CONTUDO CREIO QUE A LOCKER SEJA MAIS ALTA AINDA POR CIMA.

6 02 2010
Jorge

Porque informam o tamanho da caçamba destes carros em litros e não em milimetros, será que pensam que derretemos a carga antes de colocar na caçamba? Onde posso derreter a moto para saber quantos litros dá e ai comparar a litragem para ver se cabe. Não seria mais prático informar medidas internas da caçamba destes carros em milimetros, já que ninguém transporta liquidos a granel?

22 03 2010
KID

Sim, a Strada tem motor 1.8 que bebe pra cacete e é mais alta, mas a altura a deixa mais perigosa de guiar principalmente se estiver a caçamba vazia…

23 01 2016
Helder Borba Campos

Estava procurando o tamanho interno da caçamba não sua capacidade em litros. Isso interessa muito pouco, conforme disse bem o Jorge.

22 10 2016
Jr Varejão

Eu tbm querendo saber a metragem da caçamba mas ta dificil heim…… O jeito vai ser achar uma na rua e medir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: