Fábrica da GM em São José dos Campos completa 50 anos

10 03 2009

O Complexo Industrial da General Motors do Brasil em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), completa hoje (10) 50 anos de atividades. Inaugurada em 10 de março de 1959 pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek, a unidade foi a responsável por prozudir, dentre outros modelos, o primeiro Chevrolet nacional. Atualmente é produzido por lá a maior parte da gama de veículos da marca, que tem planta ainda na cidade de Gravataí (RS).

7_vista_aerea

Durante as cinco décadas de funcionamento, a fábrica passou por muitas situações: greves, demissões, paralizações, aumento da demanda… Mas nada supera o feito de quase 5 milhões de veículos produzidos. Atualmente são montados em São José os compactos Corsa hatchback e sedan, os monovolumes Meriva e Zafira 2.0 litros, as picapes Montana e S10 e a veterana Blazer. Lá também está localizada a “fábrica de CKD” que, segundo a montadora, é a “única linha totalmente dedicada na indústria automobilística brasileira ao preparo, embalagem e despacho de veículos completamente desmontados para exportações.”

4_ckd 3_primeiros_caminhoes

Confira a cronologia completa do Complexo Industrial da General Motors do Brasil em São José dos Campos (SP):

    1925

  • A GM foi fundada em 26 de janeiro de 1925 e começou a operar em galpões alugados no bairro do Ipiranga, em São Paulo, de onde saiu, em setembro, o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas. Em 12 de agosto de 1930, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.
    1956

  • Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet e, em 21 de dezembro daquele ano, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.
    1957

  • Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet e sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.
    1958

  • Lançada em julho a primeira pick-up Chevrolet 3.100, que mais tarde passou a se chamar C14 ou C15. Em 4 de dezembro daquele ano, a fábrica de São José dos Campos — ainda em construção — entrega o primeiro motor Chevrolet fundido, forjado e usinado na Região do Vale do Paraíba.
    1959

  • Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, pick-ups e camionetes Chevrolet Amazonas.
    1969

  • Em 2 de dezembro, em São José dos Campos, é fabricado o 200.000º motor Chevrolet.
    1970

  • A GMB inaugura uma nova linha de montagem em São José dos Campos, para o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette, um “best seller” do mercado brasileiro, lançado em 24 de abril de 1973 e que alcançaria a expressiva marca de 1.600.000 veículos produzidos.
    1976

  • Em 3 de dezembro, é inaugurada a fábrica de motores Detroit Diesel Allysson do Brasil, em São José dos Campos.
    1979

  • Em novembro, a GMB começa a se preparar para lançar os motores Família II, em São José dos Campos.
    1981

  • Em 6 de agosto, é inaugurada a Fundição de Alumínio em São José dos Campos.
    1984

  • Em março, a fábrica de São José dos Campos comemora seus 25 anos.
    1987

  • Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos e, em outubro, a linha de montagem da fábrica de São José dos Campos produziu o motor Família II número 1.500.000.
    1993

  • Em 13 de janeiro, as Fábricas de Motores de São José dos Campos atingem a marca de 6.000.000 de motores fabricados (Opala, Chevette, Comerciais e Família II).
  • Em 1o de junho, a fábrica de São José dos Campos atinge a marca de 30.000 Kadett Ipanema produzidas.
  • O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GMB comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.
    1994

  • Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0 no Complexo Industrial de São José dos Campos que completa 35 anos de atividade no dia 10 de março.
  • Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.
    1995

  • Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.
  • A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.
  • Em 31 de março, o Complexo Industrial de São José dos Campos alcança a marca de 100.000 Corsas produzidos.
    1996

  • Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o “Dia do Chevrolet”, a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.
    1999

  • A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos em 10 de março.
  • Em 12 de maio, a GMB anuncia que irá dobrar a produção do motor do Corsa, passando a 600.000 unidades anuais.
    2001

  • A General Motors do Brasil alcançou a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974 e inicia a produção em São José dos Campos do monovolume Zafira, que absorveu investimentos de US$ 154 milhões em novos processos e equipamentos.
    2002

  • Também em São José dos Campos começa a produção do Corsa Nova Geração e do monovolume Meriva.
    2003

  • Iniciada a produção da nova picape Montana 1.8 “Flexpower” 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
    2004

  • A fábrica de São José dos Campos completa 45 anos em 10 de março.
    2007

  • Em abril, a fábrica de São José dos Campos alcançou um recorde histórico, com a produção de 16.780.874 unidades ‘powertrain’, que incluem motores e transmissões, todos produzidos na unidade de São José dos Campos.
    2008

  • Em fevereiro, a GM Powertrain completa 50 anos
  • Linha S10/Blazer completa 500 mil unidades produzidas
    2009

  • A fábrica de São José dos Campos completa 50 anos em 10 de março.

Por Fillipe Vivas

Anúncios

Ações

Informação

29 responses

11 03 2009
4 07 2009
nelio zumiotti

Parabéns pela bela história na produção de veículos automotores no brasil.

27 08 2009
alencar toledo

parabens pela vitória,pois 50 anos não são 50 dias….

9 09 2009
HELENA AMARAL

Gostaria de saber qual a capicidade de carga da Veraneio – C14 ano 1983, se alguem souber me diga por favor.

4 11 2009
Bianca Reis

Parabéns!!! Meu pai já trabalhou na GM de São José dos Campos. Foi nos anos 80 , apesar de na época ser muito pequena lembro-me bem das festas que íamos na fábrica e dos presentes no final de ano .

28 11 2009
Marcis Augusto de Castro

Quero da os meus parabens a GM pelos 70 anos da fabrica no Brasil, sao 70 anos sucesso e liderança, a GM é uma empresa que se preocupa não em oferecer um carro de qualidade, mas sim tambem um carro que o brasileiro se sinta feliz em dirigir, a empresa tbem valoriza cada funcionario e a familia de cada um, tenho primos que se aposentarao trabalhando na GM e tenho primos que ainda trabalhão, meu sonho é trabalhar na GM, desde de adolescente tenho esse sonho, tenho fé que vou ter a alegria de trabalhar nessa empresa tao abençoada.
Parabens GM, que nosso Deus continue abencoados por mais 70, 140 enfim, muitos anos.

13 02 2010
adinilson correa de oliveira

parabens pelo grande desempenho e qualidade durante todos esses anos .
e gostaria muito de poder trabalhar numa empresa como essa.obrigado.

27 07 2010
André

Pena que para se conseguir emprego na Gm de São José tem que ter pistolão !!!! Não adianta ter um currículo bom, mas sim ser filho de funcionário, para subir lá dentro só se o papai for influente !!!

2 08 2010
Melise

Digo o mesmo que o André disse: Pena que para se conseguir emprego na Gm de São José tem que ter pistolão !!!! Não adianta ter um currículo bom, mas sim ser filho de funcionário, para subir lá dentro só se o papai for influente !!!

É uma pena! Vocês deveriam abrir oportunidades para os de fora também, não é justo, muita democracia!

23 11 2010
milton dias medeiros

Caríssimos.
Boa tarde.
Somos Arquiteto e de muito padecemos por falta de informação real a respeito das características dos veículos em relação as suas dimensões e espaço físico pela movimentação.
Recorro aos Srs.; por apelo sobre onde encontro informações sobre medidas dos veículos. Neste momento, sobretudo de caminhões. Posto que estamos desenvolvendo projeto de uma indústria e; como tudo, precisamos trabalhar de acordo com o “minimizado” mundo racionalizando.
Se não incômodo, gostaríamos de obter informações técnicas dos raios de manobras; espaço estacionamento, ângulos de rampa etc.
A necessidade decorre de não haver instrumento “real”; até publicação cuja pudéssemos utilizar por sustentar objeto do projeto quando questionado pelas prefeituras cujas se embasam em informações ultrapassadas que acabam por cercear a criatividade. Outra questão é a de fato; daquilo projetado diante do uso propriamente dito. “tive uma “Station wagom” Chevrolet 1977 que infelizmente precisamos vender, pois que na garagem do prédio, sempre forçava o tubo de escape e raspava o pára-choque trazeiro quando assendia-mos a rampa; não o veículo, a rampa sim estava errada; íngreme e em curva.
Se não incômodo, seria muito bom ter nosso apelo atendido.
Att. Grato
Milton
arquimilton@uol.com.br
(11) 2468 3646

11 12 2010
paulo lopes de jesus

fiz parte dessa gigante montadora nos anos 90 e gostaria de retorna a casa novamente ! (adoro montagem)

19 12 2010
Luciano Gomes Barbosa

Parabéns a todos que fazem parte desta história, que ao longo de todos esses anos foi montada para que hoje pudesse chegar a ser essa importante potência no mercado auto-motivo.
É um orgulho a nossa região ter uma empresa deste porte.
Que Deus continue a abençoar a todos.

5 01 2011
raquel casseb dos santos

estou muito trista com o que aconteceu com o meu filho primeira decepçao foi ao concluir o senai foi despensado pela GM depois de anos chamaram foi algumas vezes perdendo horas de serviços fez alguns testes pediram varios documentos e ontem nao sabemos o motivo foi dispensado nao lhe deram nemhuma chance de mostrar que e uma pessoa correta honesta que com certeza nao ia decepcionar nimguem mais nao preferem alguns fucionarios antigos que nao trabalham so enrolam ja trabalhei na GM e vi pessoalmente ele foi despensado porque o chefe da sessao nao foi com a cara dele? mais falei ao meu filho nao fique triste pois voce e trabalhador e honesto e ira da volta por cima obrigada Gm por voces terem dado noticia tao ruim logo no começo do ano Raquel Casseb.

17 02 2011
cleberson roberto

parabens pelos 50 anos, e q venha muito mais de 50 anos por q a GM merece,sou muito fã da GM e pretendo trabalhar nela um dia,meus parabens….

31 03 2011
Allison dos Santos Gonçalves

Meu pai já trabalhou na gm de são josé dos Campos, sem duvidas é uma otima empresa e tambem é amelhor de que já ouvi falar,quem me dera se conseguisse entrar para o quadro de funcionarios da gm, hoje trabalho com logistica,trocaria meu trabalho ¨facil¨pra entrar na gm nem se fosse na area de produção,gostaria muito de uma oportunidade. PARABENS … a vocês gm sjc.

4 08 2011
Nelson Ferreira

Estou um pouco atrazado porem quero tambem externar meus parabens a GMB onde estive de 73 a 99 hoje resido em santa rosa de viterbo e tenho muita saudade dos boms tempos me sinto feliz em ter participado desta trajetória da GMBSJC, sai no pdv de cabeça erguida e com bastante saude até hoje, que Deus continue abençondo toda esta familia.

20 10 2011
carlos sergio

eu fiz o teste no novo cruiser,otimo carro bastante confortavel mais os bancos são muitos duros, quase uma pedra. ele também não veio com pisca nos retrovisores é uma pna pois pelo valor do carro deveria ter.

4 11 2011
valdinar de sousa dias

ola! sou um apaixonado por carro e principalmente da marca chevrolet
tenho um kadett, mas o meu sonho e ter um astra hitach quatro portas cor prata completo o ultimo lançamento, e como eu sou um cristao e creio no deus altiscimo resolvi esrever para a fabrica da chevrolet, pela fe e quem sabe deus nao toca no coraçao do diretor e em nome do nosso grande deus ele possa me presentear com esse lindo presente, porque se for da vontade de deus isso vai acontecer eu creio e que deus abençoe a quem estiver do outro lado e ler essa mensagem.

23 11 2011
RoSe Albuquerque

Ideias de modelos de carros pr a CHEVROLET

INTERESSA?
ESTOU COM ESSAS IDEIAS FAZ TEMPO
ADORO CARRO
ADORO CHEVROLET

QUERIA PASSAR PR CHEVROLET ANTES Q ALGUÉM TENHA A MESMA IDEIA

29 11 2011
JULIANO CALDAS MOREIRA

SOU AÇOUGUEIRO E JÁ TRABALHEI TAMBEM COMO AJUDANTE DE COZINHA INDUSTRIAL, MEU MAIOR SONHO É TRABALHAR NA EMPRESA MAS NÃO SEI COMO CONCORRER A UMA VAGA.

POR FAVOR REALIZE ESTE MEU SONHO!

OBRIGADO!

9 12 2011
adriano ferreira rios

Já faz 6 meses que cadastrei meu curriculo na pagina da GM. Espero profundamente fazer parte do quadro de funcionários desta maravilhosa empresa, Sabemos que esta comemorando seu aniversário em breve e gostaria de receber um emprego como presente
Se há alguem responsavel pelo departamento de seleção lendo este apelo por favor entre em contato!!! realize meu sonho!!! Minhas qualidades profissionais podem somar no crescimento aida maior da GM .guardo retorno.

15 12 2011
luiz sergio e paulo leandro

sinto de segurança salva vidas
obs/ invento
cinto de segurança microcomtrolado que broqueia somente o motor do carro
com um sistema apois chave depois de falar com o motorista,este prototipo
esta devidamente protocolado junto ao INPI, estamos querendo uma assessoria
para este produto

25 02 2012
Adalto Bezerra de Lima

eu Adalto B.de Lima gostaria de fazer parte desta emprsa

25 02 2012
antonio queiroz

olá amigos adimiro muito esta potecia que e a GM tenho uma empresa de pintura e construção civil gostaria de saber como fazer para presta meus servisos para GM o meu muito obrigado

3 03 2012
Argemiro Aparecido Quinsan

RECOLHA-ME

14 08 2012
alairtonfrancisco

sou mecanico a mais de 20 anos e ja tive o prazer de pegar falhas nos cambios do corsa e do astra são dois carros diferentes mas vocês tem mais cuidados coisas simples mas que tem que ser reforsadas são as travas que prendem a regulagem do cambio a regulagem da coroa.

24 05 2013
Roberto Pereira

gostaria de enviar um curriculo como posso fazer? sei que tenho um bom curriculum e tenho certeza que farei parte deste grupo, parabens a todos.

24 01 2014
Mário américo Mendonça de Oliveira

Sou taxista,meu carro é um cobalt,não estou encontrando peças mecanicas. Estou precisando de coifa da homocinética, kit do amortecedor tras. e diant.e pivo esquerdo. Não encontro em lugar nenhum. Me ajude, preciso trabalhar. Obrigado.

24 06 2014
milton moller filho

Parabens pela materia; Sou proprietario de um Caminhao Chevrolet, 1970, QT 6×6 militar (zerado, bem cuidado), infelizmente nao encontro nenhum manual de instrucao ou manutencao sobre o referido caminhao…..
Abracos;
Milton Moller Filho
Tramandaí-RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: