Volkswagen celebra Dia Nacional do Fusca

20 01 2009

A Volkswagen celebra nesta terça-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, aquele que pode ser considerado o carro-símbolo da indústria brasileira. A data, instituída pela Volkswagen no final dos anos 80 em homenagem aos fãs do pequeno “besouro”, faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo desde 1996. Além deste dia, o Fusca comemora outro feito neste mês de janeiro: 50 anos do início de sua produção.

fusca

Apesar de sua montagem ter começado em meados de 1951 pela Brasmotor através do regime de CKD, apenas em 1959 a produção oficial iniciou-se na fábrica da Volkswagen em Anchieta (SP). De lá até o fim de sua produção, em 1996, o Fusca registrou mais de 3,1 milhões de unidades comercializadas no Brasil, boa parte graças à liderança do mercado que perdurou por 24 anos consecutivos de 1959 a 1982.

fusca2 fusca3

Sua produção foi interrompida em 1986, mas, em 1993, o então presidente da república Itamar Franco solicitou à Volkswagen a volta da produção do modelo. A montadora atendeu ao pedido e lançou aquele que ficou conhecido como “Fusca Itamar”, produzido até 1996 quando deixou de ser fabricado definitivamente.

Por Fillipe Vivas

Anúncios

Ações

Information

3 responses

2 09 2009
leonardo santos

5 passageiros, porem com a evolução automobilistica, os motores melhoraram assim como o conjunto dos automóveis e acho que poderiam manter as caracteristicas de 5 passageiros.

7 01 2010
Jorge Monteiro

Opa, bom dia.

Apenas pra retificar a informação de que o nosso amado Fusca não saiu de linha em 1989 como está publicado por vocês. Ele saiu de linha em 1986 e com o famoso lançamento do Fusca Última Série . Abraços!

7 01 2010
Carlos Eduardo

Olá Jorge!
Obrigado pela atenção e correção!
Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: